Olá, nosso tema de hoje é: Decanter X Aerador
Mas quando usá-los?
Primeiramente vamos interpretá-los:
O decanter foi criado para a retirada das impurezas dos vinhos, conhecidas como borras ou sedimentos de fundo de garrafa.
Sua utilização, na maioria das vezes, é para vinhos mais velhos ou vinhos de guarda. Mas para que isso aconteça de maneira correta é necessário todo um “Mise en Place”.
Ou seja: um candelabro, vela, abridor de pinça e tempo, pois, após a retirada do vinho que estava em guarda há mais de 20 anos em horizontal, devemos trazê-lo para a vertical pelo período mínimo de uma hora.
Somente é possível realizar este serviço com eficiência por meio do conhecimento e destreza de um profissional de vinhos. Demanda-se muito tempo, mas ao final é uma experiência única.
Já com o aerar temos uma linha do movimento moderno na utilização do decanter para oxigenação rápida do vinho. Mas qual o seu significado?
Primeiro temos que retirar o liquido da garrafa e colocá-lo no decanter, deixá-lo descansar pelo mínimo de 30 minutos e depois começar o serviço.
O modelo de aerar um vinho só vai funcionar se depois de tirar o vinho da garrafa ele descansar e entrar em contato com o oxigênio à medida que vai se equalizando.
Isso faz com que se abra o famoso bouquet (explosão aromática de nariz e boca).
Brinque agora você com seu decanter e veja essas grandes possibilidades.
Cheers! E Divirta-se!
Por: Debora Breginski
Fonte: Vivavinho